Redes Brasil

Como usar somente CDN da operadora através de Communities.

Antes de ir para a prática vamos falar um pouco sobre Communities.

Communities são basicamente marcações feitas em prefixos que depois serão utilizadas para tomar uma ação.

Essa ação pode ser para controlar trafego, parar um ataque, fazer uma gerencia mais trabalhada no seu BGP, enfim, tem uma variedade muito grande de uso e você pode escolher qual communitie vai implementar.

Elas podem ser feitas em filtros de entrada e de saída e podem ter uso interno (dentro do seu AS) ou serem compartilhadas com clientes do seu AS.

 

Mas para que servem Communities a final de contas?

 

Elas servem basicamente para duas coisas:

1 - Fazer engenharia de tráfego (pode ser usada para Download e para Upload);
2 - Facilitar e diminuir a quantidade de filtros em diversos cenários de configurações.

 

Elas são classificadas em internas e externas.

Internas quando são feitas somente para o seu uso pessoal (não são compartilhadas) e te auxiliam na organização e na redução dos filtros de BGP.

E externas quando são criadas para ser compartilhadas com qualquer AS que precise utiliza-las e te auxiliam a manipular seus prefixos dentro de roteadores que não te pertencem.

Existem Communities de engenharia de tráfego, normalmente utilizadas para controlar Download (podem ser usadas em outras situações também, porém o mais comum é para controlar Download). E Communities Informativas, utilizadas para controlar Upload.

Cada operadora tem sua lista de Communities, elas podem estar disponíveis no site da própria operadora ou você pode solicitar através de e-mail.

Você também consegue essa informação através da Lista de Communities BGP organizada pelo pessoal do Brasil Peering Forum (uma especie de fórum onde são colocadas informações sobre Redes e Telecomunicações), eles fizeram um excelente trabalho reunindo as Communities de várias operadoras em um lugar só, o que facilita bastante, vou deixar o link aqui em baixo para você acessar.

 

 

Agora que você sabe mais sobre Communities vamos à uma demonstração prática de como fazer uso dela para utilizar somente CDN da operadora.

Se liga no vídeo aqui em baixo. 👇

 

20 de julho de 2020

2 responses on "Como usar somente CDN da operadora através de Communities."

  1. 1: são criadas para ser compartilhadas com qualquer AS que precise utiliza-las e te auxiliam a manipular seus prefixos dentro de roteadores que não te pertencem.

    2: Cada operadora tem sua lista de Communities, elas podem estar disponíveis no site da própria operadora ou você pode solicitar através de e-mail.

Deixe sua mensagem

VALIDAR CERTIFICADO

Redes Brasil - Central de Atendimento: (64) 3416-2345
WhatsApp chat