Redes Brasil

Modelo TCP/IP – 4 ou 5 camadas ?

Vez ou outra em sala de aula quando estou falando sobre o tão famoso modelo OSI, chegamos a um assunto que geralmente gera uma certa discussão o tal do modelo TCP/IP.

 

Só relembrando que o modelo OSI em si ele é um camarada de boa e bem resolvido, pois em qualquer lugar que você pesquisar ele aparece divido em 7 camadas.

Agora a respeito do modelo TCP/IP eu particularmente sempre gosto de referencia-lo como tendo 5 camadas e alguns alunos vem com a seguinte questão:

Professor eu já vi em algum lugar que o modelo TCP/IP tem somente 4 camadas, e ai…

 

O modelo TCP/IP tem 4 ou 5 camadas ?

 

Vamos a um pouquinho de historia e viajar um pouco no tempo para entender um pouco mais sobre o assunto.

O modelo TCP/IP (conhecido também como “Internet Model”) nasceu em meados dos anos 70 e recebeu esse nome porque os dois principais protocolos utilizados para comunicação em redes são o TCP e o IP.

 

 

Até onde pesquisei  a RFC1122 foi a primeira que descreve o modelo TCP/IP e foi escrita em Outubro de 1989. Essa RFC não chega dar números as camadas, somente nomes (Application, Transport, Internet e Link), e também não foi criada exatamente com o propósito de descrever o modelo TCP/IP, mas acaba o descrevendo por necessidade. Então se tomarmos essa RFC como base o modelo TCP/IP tem 4 camadas.

 

 

Olhando ainda para RFCs temos a RFC1392 que foi escrita em Janeiro de 1993 com intuito de ser um glossário (mini dicionário) de termos utilizados nesse mundo de redes e internet. Essa RFC quando trata do termo camada (Layer) diz claramente que o modelo TPC/IP tem 5 camadas e o OSI 7  (TCP/IP has five layers of protocols; OSI has seven.). Então se tomarmos essa RFC como base já temos então o modelo TCP/IP com 5 camadas.

 

Eu particularmente sempre descrevo o modelo TCP/IP com 5 camadas antes mesmo de conhecer a RFC1392. Alguns autores trazem a informação como 4 e outros como 5 camadas, mas independente disso, quando eu entendi um pouco mais sobre as reais funções da camada física e de enlace, para mim ficou claro que são camadas distintas com funções e protocolos distintos.

Gostaria ainda de mencionar que esse é um tema muito controverso e que já gerou diversas discussões na internet. Para mim não é um tema com assunto encerrado, pois assim como um dia eu mudei meu entendimento sobre o assunto, posso mudar novamente desde que me apresentem argumentos válidos.

 

Deixo ainda uma tabela com os principais nomes de redes e como eles descrevem o modelo TCP/IP.

Grande abraço,
Francisco Neto

 

3 de março de 2018

0 responses on "Modelo TCP/IP - 4 ou 5 camadas ?"

Deixe sua mensagem

VALIDAR CERTIFICADO

Redes Brasil - Central de Atendimento: (62) 3275-5786
WhatsApp chat